Como anda nosso bairro?

Revitalização da portaria

Estamos quase lá!

Após assumirmos uma portaria com diversos problemas, desde higiene até conservação estrutural, o processo de revitalização está no fim.

Aos poucos, conseguimos reformar o portão, pintura externa, reparo do telhado, pintura interna e resolução de problemas relacionados a vazamentos.

Logo compartilharemos as fotos do "antes" e "depois".

Mais câmeras de vigilância

Já dispomos de 15 câmeras operacionais espalhadas em pontos estratégicos do bairro. Mais 5 serão instaladas nos próximos dias, trazendo mais facilidade no monitoramento do bairro e segurança aos moradores. 

Placas de identificação a caminho

Nosso bairro ganhará placas de identificação de ruas, bem como "sorria para as câmeras", além de indicação de "saída" em pontos em que, comumente, visitantes ficam perdidos. O projeto está em andamento e só foi possível graças a doações que recebemos.

Alguém se lembra do que seria feito?

Pois é, pessoal. Alguém se lembra de quais eram os objetivos e metas elencadas para 2020 e 2021? Elas foram deixadas em cada imóvel do residencial.

Vamos ver o que foi possível fazer até então.

O primeiro ponto, era a transparência no processo. A proposta, em resumo, era criar um site com os lançamentos, além de disponibilizar os comprovantes para consulta para qualquer interessado.
Situação: entregue.

O segundo ponto, era o valor da taxa associativa, que estava apresentando discrepâncias severas. Além disso, verificar a possibilidade de redução do valor de rateio.
Situação: entregue.

O terceiro ponto, era o compromisso do trabalho dos representantes dos moradores serem 100% voluntários, sem qualquer tipo de remuneração.
Situação: entregue.

O quarto ponto foi o mais chato e, ainda, não está totalmente entregue. Vejamos:
- Formalizar os porteiros através de MEI. Esse item, não foi possível. A legislação vigente ainda não permite.

- Implementar procedimento de anunciar visitantes. Esse item, também não foi possível. Para tal, segue sendo necessário contratar mais uma pessoa.

- Implementar um procedimento para controle de acesso. Item entregue.

- Vestimenta padrão: na fila para execução. Dependerá de verbas para tal.

- Religar as câmeras. Esse item, na verdade, passou por aquisição de novos equipamentos, considerando que os anteriores foram perdidos. Entregue.

O quinto ponto, era uma demanda antiga, que se falava em toda e qualquer reunião presencial: a identificação de automóveis de moradores, seja através de adesivos, seja através de crachás de identificação. Situação: entregue.

O sexto ponto, tratava de pendências ficais e trabalhistas, que era verificar a possibilidade de quitar essa herança. Infelizmente, dos 5 processos, só tivemos condição de quitar 1 até o momento. Pendências fiscais também seguem em aberto.

O sétimo ponto, era verificar a possibilidade de contratar algum administrador, sem vínculo com nenhum dos participantes da comissão. Não foi possível implementar, devido a falta de recursos.

O oitavo ponto, tratava da criação de um grupo de WhatsApp, para facilitar a nossa comunicação. Para tal, era sugerido um número pré-pago. Chegou a ser adquirido por um dos administradores, com seu dinheiro pessoal, mas seria mais uma conta para manter. Optou-se, então, por usar os números pessoais. Item entregue.

O nono ponto, tratava de criar um Conseg, pois achávamos que não existia um na nossa região. Na verdade, ele existe e estamos em contato. Item entregue.

O décimo ponto, tratava da prestação mensal de contas, de maneira presencial. Optamos por fazer de maneira virtual, neste site, ainda mais em época de pandemia. Consideramos o item entregue.

O décimo primeiro ponto, tratava de criar uma conta-corrente para fim específico de controle dos recebimentos e pagamentos operacionais. Demorou um pouco e não foi como gostaríamos, mas está entregue e é utilizada única e exclusivamente para este fim. Os extratos podem ser compartilhados com qualquer morador interessado em acompanhar. 

Por fim, como último item da meta, queríamos colocar repetidores de wifi para ampliar o uso de câmeras pelo bairro. Esse item permanece na fila de execução, considerando que as receitas não são compatíveis com esse investimento, no momento.

Essas eram as propostas e nosso plano de desenvolvimento, até então.

Das 12 metas que tínhamos, consideramos que já entregamos 8 e parte de outra. A outra parte, a legislação não permite.
As outras 3, dependem de um recurso financeiro que não dispomos.

Porém, não paramos nisso. 

Tivemos também, através de pressão e parceria com o serviço público e mais trabalhos internos, os seguintes resultados:

- Diversos chamados de tapa buraco e nivelamento de ruas abertos e executados;
- Crachás também para identificação de carros de visitantes;
- Portões fechados, incluindo o de pedestres, com tranca e acionamento por dentro da guarita.
- Colocação de lixeiras (e esvaziamento das mesmas);
- Venda de alumínio para arrecadar fundos;
- 4 projetos protocolados na prefeitura, que visam desde melhoria na iluminação do bairro, até asfaltamento;
- Início da reforma da portaria;
- Decoração adequada nas festas de fim de ano;
- Equipe de limpeza e jardinagem da prefeitura com maior frequência;
- Inclusão do lado do PRIMAVERA no mapa da equipe de jardinagem (não era cadastrado);
- Desobstrução de sarjetas onde existem;
- Pintura de postes e guias;
- Criação de grupo solidário;
- Criação de grupo de comércio, fomentando negócios internos;
- Mais de 100 atendimentos aos moradores no período;